Quem somos nós
O Apadrinhe um Sorriso é uma ação social, filantrópica, em funcionamento desde Dezembro de 2009. Promove educação informal para crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social.
Foi fundada pela pedagoga e moradora do Parque das Missões Fabiana da Silva e é mantido pelos padrinhos voluntários.
A sustentabilidade é formada por doações de pessoas físicas, apoio e parcerias com os comerciantes da própria comunidade, das organizações sociais, campanhas pontuais, e pela comercialização de produtos doados em bazares beneficentes.
Há um grande número de voluntários, chamados carinhosamente de padrinhos.
Missão
- Transformar vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Parque das Missões/Duque de Caxias através de ações preventivas proporcionando-lhes educação através das rodas de leitura e dos Saraus de Poesias.
Visão
- Contribuir efetivamente na conquista da emancipação cotidiana e do bem-estar social, através da elevação da autoestima e satisfação pessoal de seus moradores, por conquistas observáveis nos campos intelectual e ético-moral nas rodas e ações promovidas.
Objetivos
- Promover na comunidade do Parque das Missões educação continuada, preventiva, especialmente para crianças e jovens de famílias socialmente instáveis.
- Proporcionar às suas famílias e à comunidade em geral oportunidades de vivência de ações educacionais e culturais e promover uma reflexão sobre a polifonia que se manifesta cotidianamente na Comunidade onde crianças negras fazem arte com o uso da poesia e leitura no projeto social Apadrinhe um Sorriso.
- Buscamos de uma maneira mais geral demonstrar a seriedade das narrativas e das suas práticas culturais apontando a importância delas para uma mudança comportamental junto as suas redes familiares. Mostrando como parte essencial e completamente enredada com a questão educacional.
- O cotidiano escolar, por sua vez, constrói igualmente narrativas e memórias próprias de seu espaço e fazer educativo. Nesse sentido, as escrituras de Benjamin (1996), vêm contribuindo para percebermos como as narrativas e as memórias são construídas no cotidiano e como esse último se faz necessário, considerando a noção desse e, com ele dialogar. Para o autor “Narrar histórias é sempre a arte de as continuar contando e esta se perde quando as histórias já não são mais retidas. Perde-se porque já não se tece e fia enquanto elas são escutadas. (…) Assim, portanto, está constituída a rede em que se assenta o dom de narrar”.
Valores
- · Respeito ao próximo.
- · Emancipação social.
- · Perseverança, paciência e coragem.
- · Preservação da vida e da saúde; não violência.
- · Transparência nas ações.
Princípios Filosóficos de Educação
- · Educando compreendido como ser integral: corpo e espírito.
- · Diretrizes inspiradas em valores múltiplos.
- · "Educar para Emancipar" desenvolvimento de consciência crítica e autonomia, adoção de hábitos contrários às drogas, tráfico, miséria, violência, assistencialismo. Promoção da autoestima e esperança no futuro.
- · Investimento na formação cognitiva (cultura, conhecimento), moral (sentimento, sensibilização), artística (criatividade), saúde (cuidados médico-odontológico, psicológico, esportes, nutrição)
- · Atividades multidisciplinares, metodologias mistas, projetos pedagógicos e comunitários baseados no Construtivismo.
- · Fortalecimento da família por oportunidades diversas de envolvimento com as ações.
- · Integração: família, poesia, comunidade, padrinhos, respeito, envolvimento, saraus e rodas de leitura.
Diferencial
- · Atenção integral aos beneficiários.
- · Seleção de assistidos voltada prioritariamente para crianças mais penalizadas por exclusão e risco social.
- · Acompanhamento das famílias através dos filhos (cartão de vacina, projeto certidão um direito e ter o nome do pai uma obrigação).
- · Participação concreta no desenvolvimento comunitário pela irradiação de valores, oferta de oficinas e espaços culturais.
Foi fundada pela pedagoga e moradora do Parque das Missões Fabiana da Silva e é mantido pelos padrinhos voluntários.
A sustentabilidade é formada por doações de pessoas físicas, apoio e parcerias com os comerciantes da própria comunidade, das organizações sociais, campanhas pontuais, e pela comercialização de produtos doados em bazares beneficentes.
Há um grande número de voluntários, chamados carinhosamente de padrinhos.
Missão
- Transformar vidas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Parque das Missões/Duque de Caxias através de ações preventivas proporcionando-lhes educação através das rodas de leitura e dos Saraus de Poesias.
Visão
- Contribuir efetivamente na conquista da emancipação cotidiana e do bem-estar social, através da elevação da autoestima e satisfação pessoal de seus moradores, por conquistas observáveis nos campos intelectual e ético-moral nas rodas e ações promovidas.
Objetivos
- Promover na comunidade do Parque das Missões educação continuada, preventiva, especialmente para crianças e jovens de famílias socialmente instáveis.
- Proporcionar às suas famílias e à comunidade em geral oportunidades de vivência de ações educacionais e culturais e promover uma reflexão sobre a polifonia que se manifesta cotidianamente na Comunidade onde crianças negras fazem arte com o uso da poesia e leitura no projeto social Apadrinhe um Sorriso.
- Buscamos de uma maneira mais geral demonstrar a seriedade das narrativas e das suas práticas culturais apontando a importância delas para uma mudança comportamental junto as suas redes familiares. Mostrando como parte essencial e completamente enredada com a questão educacional.
- O cotidiano escolar, por sua vez, constrói igualmente narrativas e memórias próprias de seu espaço e fazer educativo. Nesse sentido, as escrituras de Benjamin (1996), vêm contribuindo para percebermos como as narrativas e as memórias são construídas no cotidiano e como esse último se faz necessário, considerando a noção desse e, com ele dialogar. Para o autor “Narrar histórias é sempre a arte de as continuar contando e esta se perde quando as histórias já não são mais retidas. Perde-se porque já não se tece e fia enquanto elas são escutadas. (…) Assim, portanto, está constituída a rede em que se assenta o dom de narrar”.
Valores
- · Respeito ao próximo.
- · Emancipação social.
- · Perseverança, paciência e coragem.
- · Preservação da vida e da saúde; não violência.
- · Transparência nas ações.
Princípios Filosóficos de Educação
- · Educando compreendido como ser integral: corpo e espírito.
- · Diretrizes inspiradas em valores múltiplos.
- · "Educar para Emancipar" desenvolvimento de consciência crítica e autonomia, adoção de hábitos contrários às drogas, tráfico, miséria, violência, assistencialismo. Promoção da autoestima e esperança no futuro.
- · Investimento na formação cognitiva (cultura, conhecimento), moral (sentimento, sensibilização), artística (criatividade), saúde (cuidados médico-odontológico, psicológico, esportes, nutrição)
- · Atividades multidisciplinares, metodologias mistas, projetos pedagógicos e comunitários baseados no Construtivismo.
- · Fortalecimento da família por oportunidades diversas de envolvimento com as ações.
- · Integração: família, poesia, comunidade, padrinhos, respeito, envolvimento, saraus e rodas de leitura.
Diferencial
- · Atenção integral aos beneficiários.
- · Seleção de assistidos voltada prioritariamente para crianças mais penalizadas por exclusão e risco social.
- · Acompanhamento das famílias através dos filhos (cartão de vacina, projeto certidão um direito e ter o nome do pai uma obrigação).
- · Participação concreta no desenvolvimento comunitário pela irradiação de valores, oferta de oficinas e espaços culturais.
Comentários