Foi somente uma árvore?

Muitos dos problemas enfrentados pelos moradores podem ser resolvidos diretamente pela comunidade, desde que haja união e solidariedade. O mutirão é uma maneira de desenvolver nas pessoas um sentimento de solidariedade, a educação para o trabalho coletivo, a amizade entre os vizinhos, o amor pela comunidade, o respeito pelo outro, a valorização da união entre todos que passam pelo mesmo processo cotidiano de abandono e a vontade de participar de organizações populares. 

A ação coletiva dos moradores pode, e deve, ser organizada por qualquer um que se disponha à trabalha para transforma. É uma forma eficiente e resolver situações como: a construção, reforma ou ampliação da casa de um morador, da sede de um local para se fazer reuniões, ou ainda muitas outras coisas de acordo com a realidade de cada local. 

O mutirão não pode, e não deve substituir as obrigações dos poderes públicos, tais como: limpeza e conservação das ruas, melhoria na estrutura ou no atendimento dos postos de saúde, das creches ou escolas. A solidariedade deve ser para com as obrigações dos indivíduos, dos vizinhos, nunca substituindo as responsabilidades do Estado.

Mas se o Estado se faz ausente não é no lixo e no abandono que devemos viver e é ai que entra o sistema de solidariedade e união.

O que vi ontem foi exatamente isso: união e solidariedade na feitura da árvore de natal da Colômbia do Parque. Uma árvore feita por crianças, jovens e adultos em um dos locais que nos moradores sabemos ser um local de dor. Uma árvore feita com muito amor. A Bruna Affonso deu a ideia e os moradores e a ong TETO abraçou com tudo. Em sinco horas foi possível fazer algo lindo e significativo para transforma aquele local. Ali ficou latente, que mais do que a feitura de uma arvore o que se fez foi unir ideias e ações. As referências comunitárias mostraram que somente uma parceria focada no trabalho coletivo é capaz de transforma o todo e como temos gente boa ali. Ego não motiva o trabalho. O que motiva são pessoas realmente movidas por vontade de transforma. 

Aqui fica a dica do Marcio (jovem de 16 anos, morador do Parque das Missões).

"Se é possível fazer nos vamos fazer! Q demore, mas faremos nós. Faremos na certeza q não seremos cobrados por ninguém ha não ser por nós q nos comprometemos. Ha mudança central precisa partir da gente. Enquanto ficarmos presos q fulano e sicrano precisa nos ajuda vamos ser gados" 
ticon heart










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Mulata Exportação

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço