Mulata Exportação


A partir da ideia de performar poesias, escolhemos para esse semestre a poetisa Elisa Lucinda como proposta de trabalho. 
O Coletivo de Experimentação Cênica do Parque, desde o ano passado pra cá possibilitou não só ao acesso a dramaturgia plural do teatro nacional e estrangeiro, mas também, possibilitou a experiência de transformar poesias em possibilidades criativas dramatúrgicas. As aulas foram permeadas de leituras, desde a palavra, bem como dos versos. 

Em 2016, adaptamos o poema da ativista negra colombiana, Victória Santa Cruz, com a performance "Gritaram-me Negra!". A vivência trouxe um resultado muito positivo para o nosso processo, seja como pesquisadores, seja como alunos-intérpretes. O poema de Victoria Santa Cruz potencializou a sensibilização do público e o mais importante, o trabalho nos fez refletir por meios de discussões muito fortes entre os alunos-intérpretes sobre o que é ser mulher e negra. A prática de encenação de "Gritaram-me Negra!", trouxe a africanidade como proposta estética, bem como a dança afro brasileira criada por Mercedes Batista - primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro -. 

Para essa nova proposta dramatúrgica, que recebe o mesmo nome do poema de Elisa Lucinda - "Mulata Exportação" -, vem com o intuito de discutir, mais uma vez, a mulher negra na sociedade. 
O recorte sonoro desta encenação é ritmado com o samba. Com música de Elza Soares, quer comunicar que ser mulher-negra-brasileira é reafirmar o Brasil de "muitos brasis", com suas cores, danças, sotaques, palavras, desejos, vontades e em especial, a consciência de que ser brasileiro é sim acreditar em realizações conjuntas de um povo pulsante pelo melhor.

FICHA TÉCNICA: 

Realizado pelo Sarau de poesia Apadrinhe um sorriso, coordenado pela Fabbi Silva e Regina Caronezzi.


Atores: 

Camylla Cardoso 
Felippe Pereira 
Geovana Franco
Gisele Tavares
Juliene Moura 
Karolayne Galdino 
Layla Guimarães 
Matheus Flaviano 
Marcelo Gervasio 
Mirian de Paula 
Wesley Brito.

Participação especial do Som do Parque - Grupo Apadrinhe um Sorriso, orientado pelos professores:Carol LinsDebora Magno e Wagner Bayão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço