Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

 A prática do Esporte é de extrema importância para a inclusão social, mas como alguém pode ser incluído socialmente praticando esporte e sem uma educação de qualidade ?
            A simples escolha do tema educação e esporte nos possibilitariam dissertar inúmeras teses. Isto porque a educação e o esporte são temas amplos que abrangem diferentes campos do conhecimento. Infelizmente, vivemos hoje em uma sociedade praticamente vazia de valores éticos e morais, de conceitos e de tradições. Sendo assim, as táticas utilizadas pelos praticantes são a fonte de mudanças estruturais.
Buscamos sempre mostra no nosso blog a importância de valorizamos o que temos de melhor: as crianças e jovens. São eles as molas de reais mudanças estruturais e essas mudanças vem por meio do esporta e da educação. 
Estamos vendo uma mudança ainda pequena ocorrendo no Parque das Missões. Estamos caminhando. A gente tem uma grande árvore, que é a poesia oral, e dentro dessa nave-mãe temos o rap, o repente, o beatnik, vários movimentos que usam a poesia falada como forma de expressão. Na África, você tem os griôs, os aedos na Grécia, os trovadores na idade média, sempre uma necessidade do ser humano de se comunicar por meio da palavra ritmada, de poetizar a comunicação. 
     Por causa dos problemas e do ambiente em que vivem, as crianças e adolescentes que vivem em situação de carência apresentam freqüentes problemas de aprendizado e relacionamento nas escolas públicas que freqüentam. As conseqüências são a repetência e os processos de disciplina a que essas crianças são freqüentemente submetidas. Elas vivem em situação difícil, e não é incomum que acabem se relacionando com o que mais violento há dentro da comunidade. O esporte, aliado à educação, evita os jovens de serem aliciados, proporcionando a eles um futuro diferente do de tantos outros que já se foram.
           Os estudos nas mais diferentes modalidades apontam para os benefícios da iniciação esportiva, bem como para os riscos, se afastada de uma base pedagógica.  A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial. Esporte vai muito além das disputas dentro dos estádios e ginásios. Cada vez mais cresce a sua importância como ferramenta de inclusão social.
Aliar esses  projetos vai ser um prazer. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulata Exportação

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço