Projeto do lixo


Ideias:

Todos os dias, se produz, na comunidade do Parque, grande quantidade de lixo: o que resta no final das festas, nas casas de cada morador e nos vários ambientes onde todos moradores desenvolvem as atividades na vida em comunidade, como ruas, piscina, praça, ponto de ônibus e carro da lotada, campo de futebol e etc... Pensando nesta questão e na necessidade de se refletir sobre pontos importantes como desperdício, consumo desenfreado, reaproveitamento, reciclagem, enfim como surge e que destino dar a este lixo, idealizou-se tal projeto. Pretendemos fazer com que as crianças do Sarau de Poesia, baseados nesta reflexão, possam partir para a ação: separando o lixo da sua casa, buscando a melhor forma de descartá-lo e disseminando estes conhecimentos para a comunidade.

Atividades:

Fazer uma análise do lixo que é encontrado no ambiente da comunidade, buscar parcerias com entidades que possam falar com os alunos sobre o lixo, a forma correta de descartá-lo, para que possa ser reciclado, além de promover esta coleta. Discutir as questões, através de vídeos, relatos, entrevistas, histórias. Separar, corretamente, os resíduos. Trocar, cada descarte correto de uma lata (lavada, amassada), de um jornal, de um papel por uma revistinha da turma da Mônica. Promover oficinas de reciclagem, não só para as crianças do Sarau, mas abertas a comunidade, utilizando o material que separarmos que poderão se tornar brinquedos, enfeites, instrumentos, potes, vasos e o que mais a imaginação permitir. Criar, com as crianças e jovens do sarau, um novo nome para o projeto, paródias sobre o assunto, histórias e registros.

Desejos:

Pretendemos mudar a visão sobre os resíduos que são produzidos por nós, além de repensar hábitos de descarte incorretos. No final, talvez tenhamos uma comunidade mais limpa, com uma coleta seletiva regular e com crianças e adultos mais comprometidos com o meio ambiente.

Pessoas:

Será, portanto, um projeto do Sarau, interdisciplinar, e não apenas de uma área ou atividade. Pretendemos, assim, tentar fazer com que os alunos levem o que estão desenvolvendo na sala de leitura para as suas casas e, quem sabe, venham a influenciar na separação do lixo na sua casa e no seu bairro. Todos estão envolvidos, desde os alunos, voluntários, vizinhos da sala de leitura e até os pais, a comunidade e, se possível, instituições que possam nos ajudar.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço

Mulata Exportação