A primeira reunião de responsáveis do ano do Apadrinhe um Sorriso 2019

Nesta quarta-feira (21 de Fevereiro), a equipe do Apadrinhe um Sorriso promoveu o encontro com os responsáveis pelos alunos que participam do Apadrinhe um Sorriso, na sala de leitura do Projeto.  A reunião teve a finalidade de estreitar o vínculo entre os professores e os assistidos pelo Apadrinhe um Sorriso e expor a importância da participação dos pais para o sucesso do Projeto, além de apresentar propostas de atividades para o próximo ano letivo. Visto que o objetivo do Apadrinhe um Sorriso é trazer à discussão temas sobre Educação. Arte, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Direitos.
A equipe técnica do Apadrinhe um Sorriso comentou sobre os aspectos que envolvem a educação e algumas dificuldades enfrentadas pelas crianças que nem sempre são detectadas pelos pais. O Educador Luiz Fernando Picanço, com formação em Direção Teatral, destacou a influência da família no comportamento das crianças na escola e também no Apadrinhe um Sorriso. "Esse é o primeiro ato de convívio social exclusivamente delas sem a família, assim, serão um reflexo do que elas passam em casa", afirma. Com formação em Pedagogia, a Coordenadora Fabiana da Silva complementa: "É sabido que a rotina dos pais é agitada devido ao trabalho e as tarefas domésticas, mas o responsável tem que participar ativamente na educação. Não importa que seja por pouco tempo, o fundamental é ajudar quando estiver por perto".
Ciente disso, a senhora Janaína, mãe de duas crianças assistida pelo Apadrinhe um Sorriso, segue à risca os conselhos das profissionais. "Estou sempre me metendo nos assuntos quando envolve meus filhos. Quero saber o que acontece".
A opinião dos pais é crucial para o andamento do Apadrinhe um Sorriso, segundo a Assistente Social Flavia Mendonça. Ela comenta que o retorno obtido nesse encontro mostrará o que terá que ser aperfeiçoado para os próximos anos, pois o Apadrinhe vem crescendo muito. "Aqui nós podemos ouvir os pais, saber o que eles entendem sobre educação. A partir desse feedback, nós os orientamos e tiramos algumas ideias para melhorar o nosso trabalho", salienta. Flavia adiantou também que a intenção é promover novos encontros para aproximar ainda mais o vínculo entre equipe Apadrinhe e responsáveis. 
Fabiana, ainda, cita algumas atitudes que os pais podem ter para colaborar de forma mais atuante com o aprendizado dos filhos: "Incentivar sem cobrar, mas com a sensibilidade de “apertar” na hora certa; conhecer a proposta pedagógica do Apadrinhe um Sorriso, escutar o filho, pois isso fortalecerá a comunicação; acompanhar o calendário de ações  participando de eventos  em que a sua presença será importante e demonstrar a realização que a participação nas atividades vai trazer de benefícios para seus filhos" finaliza a pedagoga.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço

Mulata Exportação