Visita de Campo do UrbFavela no Parque das Missões

O q dizer do convite feito pela Casa Fluminense para mediar a visita educativa nas três comunidade e sendo uma delas o Parque das Missões - minha favela -? 

Ao longo desses três dias de seminário do UrbFavela foi falado muita coisa, mas a principal foi que a favela existe e ela é e faz parte da cidade e ponto e fazer parte disso foi maravilhoso e ter amigos acreditando e confiando em FAZER acontece com a gente foi empoderado em todos os sentidos. 
Obrigada Guilherme Karakida pelo convite e Zelia Marques e Jovelita Miranda e meninxs (André, Felipe e Andreia) por fazer acontece comigo à visita em campo do evento. 
Os 33 alunos envolvidos estavam tão abertos ao novo e super questionadores. Muitos nunca tiveram a experiencia de ter entrando em uma favela e mesmo assim respeitaram as orientações de segurança passada pelas referências comunitárias e absorveram todo o passeio. 
O Roteiro foi montado para gerar debate e seguindo uma linha do tempo. O Parque das Missões com o seu projeto de favela moldes remoção - lembrando que a primeira leva de casas construídas no Parque das Missões foi feita para os removidos da área que ia passar a linha vermelha em 1992), o segundo momento da feitura das casas do Parque também foi um processo de remoção e agora o o terceiro momento que são as novas ocupações. 
Vila Beira Mar com o almoço babado, que quase derrubou a gente de tão bom que estava. Vimos o quanto as comunidades são parecidas, mas com projetos surgindo a partir das demandas dos moradores e com o apoio de instituições que trabalham com desenvolvimento comunitário. No Parque vimos a sala de leitura feita por moradores com o apoio da Ong Apadrinhe um Sorriso e na Vila Beira Mar o projeto Litro de Luz e as casas da Teto.
O ultimo roteiro foi percorre o Jardim Gramacho com suas contradições. Um lugar com uma lagoa linda e com a extrema pobreza dando tchau. Jardim Gramacho resiste e persiste com suas contradições e com moradores com espíritos de luta e cujo sobrenome é sobrevivência. Em meio ao lixo surge uma biblioteca feita por moradores com o apoio da Ong Teto (Teto atua nas três comunidades visitadas). Um rio de esperança . 

Foi lindo. 
Tantas trocas e no fim um choro coletivo de que foi um fim com novos começos.
#URBFAVELA 
#PARQUEDASMISSÕES
#VILABEIRAMAR
#JARDIMGRAMACHO
EXISTIMOS E PERSISTIMOS.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Mulata Exportação

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço