Projeto do lixo
Ideias:
Todos os dias, se produz, na comunidade do Parque,
grande quantidade de lixo: o que resta no final das festas, nas casas de cada
morador e nos vários ambientes onde todos moradores desenvolvem as atividades
na vida em comunidade, como ruas, piscina, praça, ponto de ônibus e carro da
lotada, campo de futebol e etc... Pensando nesta questão e na necessidade de se
refletir sobre pontos importantes como desperdício, consumo desenfreado,
reaproveitamento, reciclagem, enfim como surge e que destino dar a este lixo,
idealizou-se tal projeto. Pretendemos fazer com que as crianças do Sarau de
Poesia, baseados nesta reflexão, possam partir para a ação: separando o lixo da
sua casa, buscando a melhor forma de descartá-lo e disseminando estes
conhecimentos para a comunidade.
Atividades:
Fazer uma análise do lixo que é encontrado no
ambiente da comunidade, buscar parcerias com entidades que possam falar com os
alunos sobre o lixo, a forma correta de descartá-lo, para que possa ser
reciclado, além de promover esta coleta. Discutir as questões, através de
vídeos, relatos, entrevistas, histórias. Separar, corretamente, os resíduos.
Trocar, cada descarte correto de uma lata (lavada, amassada), de um jornal, de
um papel por uma revistinha da turma da Mônica. Promover oficinas de
reciclagem, não só para as crianças do Sarau, mas abertas a comunidade,
utilizando o material que separarmos que poderão se tornar brinquedos,
enfeites, instrumentos, potes, vasos e o que mais a imaginação permitir. Criar,
com as crianças e jovens do sarau, um novo nome para o projeto, paródias sobre
o assunto, histórias e registros.
Desejos:
Pretendemos mudar a visão sobre os resíduos que são
produzidos por nós, além de repensar hábitos de descarte incorretos. No final,
talvez tenhamos uma comunidade mais limpa, com uma coleta seletiva regular e
com crianças e adultos mais comprometidos com o meio ambiente.
Pessoas:
Será, portanto, um projeto do Sarau,
interdisciplinar, e não apenas de uma área ou atividade. Pretendemos, assim,
tentar fazer com que os alunos levem o que estão desenvolvendo na sala de
leitura para as suas casas e, quem sabe, venham a influenciar na separação do
lixo na sua casa e no seu bairro. Todos estão envolvidos, desde os alunos, voluntários,
vizinhos da sala de leitura e até os pais, a comunidade e, se possível,
instituições que possam nos ajudar.
Comentários