Mais educação e esporte e menos violência, por favor!

     
A experiência de mora em uma comunidade violenta e totalmente abandonada pelo poder público fez com, que sempre buscasse algo além dessa triste realidade e foi através dessa busca, que surgiram projetos como Apadrinhe um sorriso e projeto de educação de jovens e adultos Criolla.

A intencionalidade desse texto é fazer uma reflexão com e sobre a vida cotidiana de um grupo de jovens da Comunidade do Parque das Missões no município de Caxias, Estado do Rio de Janeiro.

Assim... Olhando para esse lugar quase impossível, lugar que para muitos ainda é invisível que investimos nosso desejo de abrir essa conversa, qual seja: falar desse grupo de jovens negros que fogem a lógica de muitos, que falam que dentro da comunidade só existe vagabundo e viciado.  Investigar o cotidiano desses jovens, cuja complexidade nos causa espanto e admiração, horror e curiosidade. Pesquisar para saber como eles vivem/agem neste espaçotempo de tantas adversidades em meio à pobreza, ao preconceito e a discriminação racial e social por serem moradores de comunidade.   

Portanto, nossa intenção com esse texto é buscar um novo olhar sobre a vida cotidiana desses jovens. Vidas sofridas, mas não menos dignas; não menos rica de detalhes, cujas histórias aguardam para serem contadas e conhecidas. 

Histórias que aos olhos de muitos, podem parecer “banais” e sem importância, mas que, a nosso ver, pode nos permitir o que Benjamin (1985, p.) nos aconselharia como tarefa necessária: a de contar a história dos vencidos pelo ponto de vista dos vencidos. Escutando-as, para talvez escutar os ecos de outras vozes que emudeceram.  

Conforme aprendemos com Brecht apud Benjamin (1985, p.225) a tarefa que aqui nos propomos empreender é a de “pensar na escuridão e no grande rio que reinam nesse vale, onde soam lamentos”. Reescrevendo e refletindo com e sobre essas histórias, esperamos, assim, contribuir para uma percepção mais critica da realidade em que vivem, e que ao percebê-la despertem-nas para o desejo de transformação social.

“Cada dia nessa favela é tenso tia, pois sobrevivemos lutando. Minha mãe já enterrou dois filhos e eu torço e estudo para não ser o terceiro”. (Wilton, 22 anos ).

Assim como Boaventura em nosso trabalho buscamos

Pensar o Sul como não houvesse Norte, pensar a mulher como se não houvesse homem, pensar o escravo como se não houvesse senhor. O aprofundamento da compreensão das relações de poder e a radicalização da luta contra elas passa pela imaginação dos dominados como seres livres de dominação(op. cit. 101).

Ele também se funda na crença que nem sempre dominado sucumbem ao vencedor. Haverá sempre resistências, astúcias, dissimulações, e inversões.

Contra o mito da passividade, Certeau coloca o signo da revolta e da resistência do homem oprimido que, com suas táticas de consumo, metaforizam — deslocam, transformam — a ordem dominante e fazem-na funcionar de outro modo, causando muitas vezes surpresa e indignação a seus "senhores". É isto também que gostaríamos de verificar nesta comunidade observando como a educação e o esporte são agentes transformadores sociais.

Ao passar pela linha vermelha tanto indo no sentindo do Rio de Janeiro ou seguindo para outros bairros que se interligam por essa via, o que se vê são casas que dividem espaço com grandes outdoors. A pessoa que passa por ali cotidianamente não imagina a pluralidade de práticas e sujeitos que existe nessa comunidade.

Os saraus de poesias e os esportes como Longboard e Slackline são algumas táticas citada por Certeau, pois são elas que conseguem tirar essas crianças e jovens das mãos do tráfico e da marginalização.
Torno a dizer, que percorrer esse espaço, agora não só como moradora e sim também como pesquisadora me possibilitou ver a importância de trabalhar para visibilidade dos sujeitos que ali residem e de suas práticas.

Aquilo que me interessa nesse trabalho são as trajetórias diversas dessas crianças e jovens e seus cotidianos. Neste sentindo, pretendo atentar para as necessidades de se buscar novas formas de trabalhar pedagogicamente as narrativas e as práticas culturais, respeitando-se os diferentes contextos educativos envolvidos, pois somente assim conseguiremos lidar com a violência vista nesses espaços.  

Referências bibliográficas
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura. 4ª Ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis, RJ: vozes, 1996. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Mulata Exportação

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço