Representando o Parque das Missões no Encontro de Lideres Comunitários no México



Ter sido escolhida para representa o Parque das Missões no Encontro de lideres comunitários foi um presente em todos os sentidos. A possibilidade de troca com outros lideres foi o que realmente me motivou. Falar sobre o Parque das Missões e principalmente do trabalho, que faço no Sarau de Poesia Apadrinhe um Sorriso foi enriquecedor para todo trabalho que venho construindo ao longo desses seis anos. 
Coordena o Apadrinhe um Sorriso sempre me motivou na busca por mais e mais conhecimento, pois entendo que as trocas entre outros projetos faz com que amadurecemos nossa prática e foi com esse pensamento em mente que fui para o México troca com outros lideres. 
Nunca me vi enquanto líder comunitária e sim como uma militante do direito da criança e jovens por uma educação de qualidade centrada no humano e ser vista pelo TETO como uma líder me surpreendeu, mas nesse encontro eu consegui ver que liderança é exatamente o envolvimento com a sua comunidade e com as pessoas que vivem nela. Esse envolvimento e conhecimento eu tenho. 

* PRIMEIRO DIA NO MÉXICO

foi o primeiro dia de trocas. Conheci a comunidade de Xochimilco e nas múltiplas trocas feitas algo me chamou muita atenção e me encantou: o protagonismo feminino em uma cultura conhecida por ser muito patriarcal. Conheci nessa comunidade muitas mulheres q desenvolvem muitos trabalhos e lutam cotidianamente por reconhecimento de direitos. Dizer q estou apaixonada não traduz o q estou sentindo. 

A comunidade com o apoio do ‪#‎Teto‬ vem desenvolvendo muitos projetos q beneficia todos q dela fazem parte. 


O líder da comunidade de Xochimilco falando do trabalho da comunidade e as lutas cotidianas deles por reconhecimento de direitos. 

Momento ternura desse dia tão lindo. 



 *SEGUNDO DIA NO MÉXICO

a atividade foi nos reunimos em mesas de trabalho para discutir nossos problemas e juntos procuramos soluções, pois o q ficou bem claro é que os problemas não são só de uma comunidade e sim da America Latina. O q me impressionou foi que a nossa realidade não é nossa e sim de um conjunto de nações q tem na sua formação o mesmo contexto político de lutas por reconhecimento de direitos. Que nos foi negados desde o nosso "descobrimento". 
Na parte da tarde, fui entrevista por dois meios de comunicação diferentes. Falei sobre o Parque das Missões, da nossa sociedade machista e das nossas lutas por reconhecimento de direitos. 





 *TERCEIRO DIA NO MÉXICO

> continuamos as mesas de trabalho e começamos a feitura da carta ao presidente da nação. Tivemos também palestras com convidados e todas as palestras ofertadas eram vinculadas ao tema da terra, assentamento e lutar por direito. 
A que mais me encantou foi a palestra do Enrique Ortiz. "Não fomos capazes de darmos terras para o nosso povo em nossas cidades". 

Mesas de diálogo 


O sarau de Poesia no mapa das ações positivas que acontecem na America Latina 


* QUARTO DIA NO MÉXICO 

Participa desse encontro de líderes no México e compartilhar minha experiência sobre minha prática no Sarau de Poesia Apadrinhe um Sorriso, minha relação com as mulheres e a ação Apadrinhe um Sorriso de Natal só fortaleceu e amadureceu a ideia q ser líder é o envolvimento na prática com a sua comunidade. O blog sobre o Parque Das Missões, as fotos das ações e as poesias das crianças fizeram um tremendo sucesso. 




* ULTIMO DIA NO MÉXICO 

Parti do México com um sentimento de realização cimentado. Começa aqui no Brasil uma nova etapa, q é coloca em prática todos os planos e projetos fomentados ao longo dessa semana. 
A oportunidade oferecida pelo Techo/Teto fomentou em mim a busca para melhora cotidianamente há minha prática e motiva q outros lideres tenham a mesma oportunidade q eu tive ao longo dessa semana. 
Hoje ao desfaze as malas foi, que vi o quanto fui querida pelas pessoas 
Emoticon grin
. Ganhei rosas, ganhei presentes das tradutoras, dos voluntários e de outros lideres. Minha carteira hoje tem mais de seis amuletos da sorte q ganhei das meninas q estavam no quarto comigo. Recebi e dei carinho. Ai para fecha com chave de ouro hoje tivemos o Sarau Apadrinhe um Sorriso com tantos convidados de fora 
Emoticon g. Ganhei muitos abraços, beijos e tantos desenhos de corações. Chorei de novo. 
Sou muito grata pela confiança das minhas crianças e dos voluntários que confiam no meu trabalho.
Gratidão.


Os líderes comunitários


Delegação brasileira presente. 



UM OBRIGADA TODO ESPECIAL PARA MINHA COMPANHEIRA DE VIAGEM.  ZÉLIA É   LÍDER COMUNITÁRIA NO BEIRA MAR E ALÉM DO SER HUMANO INCRÍVEL TAMBÉM MOSTROU MAIS UMA VEZ QUE UMA MULHER FOCADA EM REALIZA O BEM FAZ MUITO MAIS DO QUE POSSAMOS SONHA. 




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação, Poesia e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

Apadrinhe uma criança e ganhe um sorriso que não tem preço

Mulata Exportação