Postagens

Mostrando postagens de março, 2015

Sonhamos com flores e poesias

Imagem
 "A transformação do mundo necessita tanto do sonho, quanto a indispensável autenticidade deste, depende da lealdade de quem sonha as condições históricas, materiais, aos níveis de desenvolvimento, científico do contexto do sonhador. Os sonhos são projetos pelos quais se luta. Sua realização não se verifica, facilmente, sem obstáculos. Implica pelo contrário, avanços, recuos, marchas por vezes demoradas. Implica luta". Paulo Freire. 

Borboletas no Parque

Imagem
Gentis borboletas coloridas e bonitas migraram dos meus sonhos despertos para a janela de onde admiro a vida que escorre pelas vielas do Parque No Centro das  vontades adormecidas algumas borboletas em voos incertos ainda estão a bailar aqui e ali Ora na janela, ora dentro de mim Poesia da Iris Silva (criança do Sarau de poesia Apadrinhe um sorriso​).

Muda de Vida ou Muda de Poema

Imagem
Um poema não é uma coisa que se coloca sobre o teu dia como um condimento sobre o teu almoço. A vida de uma pessoa não tem material semelhante a nada que conheças. Existir é feito de peças impossíveis de copiar. E a poesia não entra nesse material único - a vida de uma pessoa - como o avião no ar ou o acidente do avião na terra dura. Um poema não é manso nem meigo, não é mau nem ilegal.   Os homens não se medem pelos poemas que leram, mas talvez fosse melhor. O que é a fita métrica comparada com algo intenso? Há poemas que explicam trinta graus de uma vida e poemas que são um ofício de demolição completa: o edifício é trocado por outro, como se um edifício fosse uma camisa. Muda de vida ou, claro, muda de poema. Gonçalo M. Tavares, in 'A Perna Esquerda de Paris'